MANTER A DATA E A HORA DO SEU MIKROTIK SEMPRE ATUALIZADAS


Uma das coisas mais importantes em um servidor é ter sempre a data e a hora atualizados, isso serve para os log’s do sistema, para os scripts que funcionam em determinados horários, etc., vamos ver como configurar o mikrotik para manter a data e a hora sempre atualizados:
1º - Vá para SYSTEM > NTP CLIENT:
2º - Será exibida a tela abaixo, marque a opção “Enable”, e na opção “Mode” selecione“unicast”, em “Primary NTP Server” configure o IP 200.160.0.8 e em “Secondary NTP Server” configure o IP 200.189.40.8, pronto esta parte está concluída, os IP’s indicados aqui podem ser substituídos por outros servidores NTP de sua escolha:
3º - Agora vá para SYSTEM > CLOCK, será exibida a tela abaixo, você irá alterar apenas o campo “Time Zone Name”, no meu caso America/Manaus, selecione o local adequado para a sua região, feito isso basta clicar em “OK” e o seu servidor sempre estará com a data e a hora atualizados:

BLOQUEAR TODAS AS PORTAS


Essa dica é para quem deseja bloquear todas as portas da 0 a 65535, ela pode ser utilizada em conjunto com outras regras que liberam acesso a algumas portas e em seguida ela bloqueia todas as outras que não foram liberadas:

/ip firewall filter
add chain=forward protocol=tcp dst-port=0-65535 action=drop comment=”Bloqueio geral” disabled=no

Mikrotik – Gerenciando Hotspot com User Manager


Introdução
User Manager é um sistema de gerenciamento de usuários, que pode ser utilizado para gerenciar:
* Usuários HotSpot;
* Usuários PPP (PPtP, PPPoE);
* Usuários DHCP;
* Usuários Wireless;
* Usuários RouterOS .
Neste tutorial, mostrarei como configurar o User Manager para fazer o gerenciamento dos usuários de um hotspot, partindo do pressuposto que o hotspot já esteja criado no Mikrotik RouterOS. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de criação.
Pré-requisitos
* Pacote user-manager instalado;
* Ter pelo menos 32MB de RAM e 2MB de espaço em disco.
Para visualizar se o pacote user-manager está instalado, clique em System > Packages, conforme a imagem abaixo:
Mãos à obra!
1. Configurando o HotSpot para usar RADIUS
Clique em IP > Hotspot. Na guia Server Profiles, clique no profile do hotspot que terá seus usuários gerenciados pelo User Manager.
Na guia RADIUS, marque a opção Use RADIUS e confirme em OK.
2. Configurando o servidor RADIUS
Clique em Radius, em seguida clique no botão + para adicionar um novo servidor RADIUS.
Em Service, marque a opção hotspot e informe o endereço (Address: 127.0.0.1) e senha (Secret: 123456) do servidor RADIUS.
3. Configurando o User Manager
Em seu navegador digite http://192.168.0.123/usermanlogin admin, password em branco.
Agora é preciso informar ao User Manager onde está o servidor RADIUS.
Clique em Routers > Add.
Clique em Credits > Add. Aqui é possível cadastrar créditos, com tempo (Em segundos) e valor determinado. Esta opção é muito útil para venda de cartão pré-pago.
Clique em Users > Add. Informe o nome e senha para o novo usuário. Em Add time, adicone o crédito criado anteriormente, ou unlimited para que o usuário não tenha limite de tempo.
4. Testando o acesso ao hotspot
Conecte-se a rede HotSpot e tente acessar um site qualquer, será exibida a imagem abaixo com solicitação de usuário e senha. Entre com as informações do usuário criado no passo anterior.
5. Informações sobre a conexão
Acesse o User Manager, agora é possível verificar que existe um usuário ativo em Active users, clique em Show para veirifcar.
Será exibida a imagem abaixo, com informações sobre os usuários ativos.
6. Fazendo log off
Em seu navegador, digite o endereço do hotspot (http://192.168.1.1). Basta clicar no botão log off.
Este tutorial não tem a pretensão de cobrir todas as funcionalidades do User Manager, o intúito é apenas mostrar como fazer o gerenciamento básico de usuários de um hotspot.

Mikrotik RouterOS – Instalando o sistema em um PC (x86)


Introdução
Mikrotik é uma empresa fundada em 1995 na Latvia (República da Letônia). A empresa é criadora do Mikrotik RouterOS, um sistema operacional “carrier class” baseado em linux, que facilita a implementação e administração de WISPs (Wireless Internet Service Providers).
O Mikrotik RouterOS é um software pago, porém é possível utilizar o RouterOS gratuitamente por 24 horas, ou seja, licença de nível 0 (Não necessita chave). A contagem do tempo de utilização é pausado quando o sistema é desligado, e retorna à contagem quando for ligado novamente. O sistema pode ser instalado em um PC comum (x86) ou placa SBC (Single Board Computer). Clique aqui para fazer o download da ISO do RouterOS.
A licença do RouterOS é vinculada a mídia onde o sistema for instalado (HD, Flash Card, Pen Drive, etc), no caso de problemas de hardware, a licença é perdida. Para saber mais sobre os níveis de licença do Mikrotik RouterOS, acesse a tabela comparativa clicando aqui.
A administração é simples e pode ser gerenciado via linha de comando (Telnet, SSH), e via interface gráfica utilizando a ferramenta Winbox Configuration Tool, além de aceitar conexões FTP. O Winbox é um software desenvolvido para plataformas Windows, mas que roda tranquilamente no Linux com uma mãozinha do Wine.
A partir de 2002, a empresa começou a fabricar seu próprio hardware (RouterBOARDs), popularmente chamadas de RBs.
Neste tutorial mostrarei como instalar o RouterOS em um PC (x86).
Pré-requisitos
* Um PC.
* Uma placa wireless (Será necessário para os próximos tutoriais) – Estou utilizando o modelo TL-WN350GD TP-Link. Verifique antes a compatilidade de seu hadware clicando aqui.
Mãos à obra!
1. Instalando o RouterOS
Após efetuar o procedimento padrão que antecede a instalação de um SO (Gravar mídia, configurar o PC para dar boot pelo CD, inserir a mídia e reinicializar o PC), a tela abaixo será apresentada.
Iremos instalar todos os pacotes, pressionando a e em seguida pressione i para instalar o sistema.
Pressione y duas vezes. O primeiro para confirmar a seleção dos pacotes, e o segundo para confirmar a continuação da instalação.
Este é o momento que o sistema fará a criação de partição, formatação e instalação dos pacotes pacotes selecionados anteriormente. Quando for exibida a mensagem abaixo, pressione Enter. Não esqueça de remover a mídia.
Após reinicializar o sistema, faça o acesso ao sistema com o usuário admin e senha em branco.
2. Configurando interface de rede
Digite o comando abaixo
1
ip address add
Forneça o endereço IP, seguido da máscara de rede
1
address: 192.168.0.123/24
Informe a interface a ser configurada, e pressione enter para finalizar
1
interface: ether1
Verificando a configuração
1
ip address print
Resultado
1
2
3
Flags: X - disabled, I - invalid, D - dynamic
 #   ADDRESS            NETWORK         BROADCAST       INTERFACE
 0   192.168.0.123/24   192.168.0.0     192.168.0.255   ether1
3. Configurando gateway
Adicionado gateway
1
ip route add gateway=192.168.0.1
Verificando a configuração de gateway
1
ip route print
Resultado
1
2
3
4
5
6
Flags: X - disabled, A - active, D - dynamic,
C - connect, S - static, r - rip, b - bgp, o - ospf, m - mme,
B - blackhole, U - unreachable, P - prohibit
 #      DST-ADDRESS        PREF-SRC        GATEWAY            DISTANCE
 0 A S  0.0.0.0/0                          192.168.0.1        1
 1 ADC  192.168.0.0/24     192.168.0.123   ether1             0
4. Acessando o RouterOS via Winbox
Existem duas formas de acessar o Mikrotik RouterOS via Winbox: Por endereço MAC ou por endereço IP. Porém, não há necessidade de se fazer a configuração da interface antes de utilizar o Winbox, pois o Winbox escaneia a rede em busca de sistemas Mikrotik RouterOS, e possibilita a conexão via MAC address (Mesmo que o sistema não possua um IP).
Para que o Winbox faça a busca por sistemas Mikrotik RouterOS, basta clicar no botão , e logo em seguida será exibida uma lista com todos sistemas encontrados. Caso o sistema ainda não tenha um IP configurado, será exibido 0.0.0.0 no campo IP Address. Para acessar o sistema, clique em cima do endereço IP ou do MAC address.
Em seguida clique em Connect.
Esta é a tela inicial do Winbox. Na penúltima linha é possível verificar quanto tempo para testar o sistema ainda nos resta.
Por hoje é só… Nos próximos tutoriais iremos utilizar o Winbox para fazer a administração do RouterOS.